Aplicativo auxilia na comunicação entre população e gestão pública
Aplicativo auxilia na comunicação entre população e gestão pública
Por Redação Jornal Correio![Aplicativo auxilia na comunicação entre população e gestão pública](https://civitas-storage.nyc3.digitaloceanspaces.com/noticias/6/3rSD6QoUBo4QTRhHHKbZIijHbqW9EARGMiHJeqOj.png?X-Amz-Content-Sha256=UNSIGNED-PAYLOAD&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=DO00UDWNADZTJ8A3NV2Y%2F20240727%2Fnyc3%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240727T092533Z&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Expires=3600&X-Amz-Signature=d68396fc009f7d5daffa72f1cffffc67de6e2284aa4a51439ecf271775636248)
Créditos da foto: Jornal Correio
Para melhorar e facilitar o atendimento ao cidadão, empresários do ramo da tecnologia criaram o aplicativo Civitas. Um software para celulares Android e iOS, tablets e portal web, destinado à gestão e acompanhamento de solicitações, denúncias, críticas e sugestões atinentes à administração pública.
Lançado no segundo semestre de 2023 e já presente em sete municípios baianos, o aplicativo tem como propósito trazer para o setor público soluções inovadoras em tecnologia, adequando o ambiente político aos mais modernos standards de governança e transparência. O Civitas tem sido usado por Prefeituras, Câmaras Municipais e entes da administração indireta para aproximar o povo do governo e aumentar a resolutividade dos órgãos públicos.
Paulo Ribeiro, empresário com larga trajetória na seara de fintechs e tecnologia, conta que a ideia do aplicativo de ouvidoria Civitas decorre da necessidade de adequar o setor público a padrões de transparência, informação e governança já sedimentados na iniciativa privada. “O caminho para um Brasil mais democrático e que inspire orgulho de seus cidadãos necessariamente requer que os governos, em nível federal, estadual e, principalmente, municipal, se abram a instrumentos de tecnologia que estimulem a escuta ativa. Afinal, o poder emana do povo e deve para ele ser direcionado”.
O aplicativo Civitas reformula o modelo tradicional de ouvidoria, oferecendo um ambiente para que cidadãos e governo dialoguem de maneira clara e desburocratizada a respeito das ocorrências e intervenções públicas. A expectativa é de estar presente em todas as regiões do país nos próximos 18 meses.